Contribuinte

da cultura

Breve Histórico

Criar constantemente caminhos para operar com excelência uma gestão inovadora para prover suporte e agilidade aos mecanismos burocráticos e administrativos do Projeto Contribuinte da Cultura e de outros projetos afins.

Criar sistemas de comunicação para facilitar o acesso ao conhecimento público sobre a transparência das ações e dos recursos captados pelo IMA.

Ampliar a capacidade de produção cultural do Projeto Contribuinte da Cultura e de projetos afins.

Contribuir para aprimorar a apreciação e a compreensão do valor da arte.

Estimular e ampliar a formação de público, o acesso democrático ao conhecimento, a criação artística e intelectual e o resgate da memória cultural do país.

A Proposta e o Trabalho

O objetivo do Projeto é criar conteúdo cultural a partir de projetos temáticos relacionados à difusão do patrimônio cultural brasileiro e outros que possam criar intercâmbio entre diferentes culturas.

O Projeto inclui pesquisa bibliográfica e contatos com especialistas para ampliar o conhecimento sobre os temas trabalhados, produz programação artística e formativa de maneira contínua ao longo do ano, em diferentes locais da cidade e, eventualmente, em outras cidades.

O Projeto trabalha em parceria com as universidades USP e UFSCar entre outras entidades para desenvolver atividades socioculturais, de arte educação, no módulo denominado “Ciência, Diversão e Arte” para alunos de escolas públicas mas também aberto a outros interessados.

Sustentabilidade

Através da adesão de pessoas físicas (contribuições mensais a partir de R$20) e jurídicas (contribuições mensais a partir de R$60), tornou-se possível a criação e custeio de uma infra estrutura de trabalho, incluindo equipe com duas pessoas fixas. Essa infra estrutura possibilita uma prática diária de trabalho em período integral que, por sua vez, torna possível a criação de projetos, articulação de parcerias, participação em editais para premiação ou para captação de recursos via leis de incentivos fiscais.

Assim, pelo mérito dos Contribuintes da Cultura, tem sido possível a manutenção de um programa de cultura e arte em diferentes locais da cidade e de arte educação em escolas públicas, além de outras eventuais ações na região e na capital paulista. Desde 1999 até antes do início da pandemia, em março de 2020, o Projeto Contribuinte da Cultura realizou, em média, um evento cultural a cada oito dias.