INSTITUTO

MÁRIO DE ANDRADE

Quem Somos

O Instituto Mário de Andrade (IMA) é uma entidade sem fins lucrativos criada para cumprir a função de gestora do Projeto Contribuinte da Cultura, que desde 1999 atuava como Projeto de Extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Localizado em São Carlos (SP), o IMA nasceu em agosto de 2021, mas a elaboração de seu estatuto teve início em 2019, motivada pela necessidade de um gestor especialmente projetado para atender às demandas do Projeto Contribuinte da Cultura, buscando novas tecnologias, maior agilidade nos processos burocráticos e a criação de alternativas e perspectivas para ampliar e fortalecer a sua produção cultural.

Missão

O Instituto Mário de Andrade – IMA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, destinada à gestão de produção cultural, criação contínua de conteúdo artístico cultural e atividades formativas complementares à grade curricular da educação formal e à formação para o público em geral. Dessa forma, o IMA dá continuidade às ações do Projeto Contribuinte da Cultura, em atividade desde 1999, criado e desenvolvido pela pesquisadora e produtora cultural Fátima Camargo.

O IMA tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e na difusão da arte e da cultura brasileira, sem excluir a promoção de intercâmbio entre outras culturas.

O IMA tem como inspiração a vida e a obra do artista, escritor, intelectual e gestor cultural MÁRIO DE ANDRADE, cuja presença torna-se a cada dia mais viva e relevante. Dessa forma, a proposta do IMA inclui a difusão do legado de Mário de Andrade e de seus múltiplos desdobramentos.

Somos pela arte e pelo bom humor