Realizado pelo Instituto Mário de Andrade e Projeto Contribuinte da Cultura em São Carlos e considerado o maior encontro de instrumentistas em homenagem ao Choro Brasileiro, a 18ª edição do Festival ChorandoSemParar acontece de 24 a 26 de março, em São Carlos, e faz homenagem à pianista brasileira Tia Amélia, e ao convidado Hercules Gomes.

As inscrições para participação de artistas de São Carlos e região terminam nesta terça-feira (7), pelo site https://www.chorandosemparar.com.br/edital

O 18°ChorandoSemParar retoma a versão presencial do Festival e terá um formato especial, com três dias de programação para homenagear a pianista Amélia Brandão Nery, a Tia Amélia. Será realizado no Teatro Municipal de São Carlos e no Teatro de Arena nos dias 24, 25 e 26 de março, sendo no domingo, o esperado encerramento com 12 horas de música, sem parar.

Tia Amélia, Amélia Brandão Nery (1897- 1983), foi uma pianista brasileira que teve grande projeção nos anos 50 e 60 no Rádio e na TV compondo, tocando e revigorando o interesse pelo Choro num momento em que esse gênero parecia estar caindo no esquecimento. Mulher à frente de seu tempo, está afinada com o pensamento modernista em atitude e em criação artística.

O Festival ainda traz o convidado homenageado, Hercules Gomes, considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em sua formação.

Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, bacharel em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior. Hercules Gomes é grande pesquisador do legado de Tia Amélia, tendo resgatado diversas partituras, e em 2020 lançou o álbum “Tia Amélia para Sempre” em sua homenagem.

Saiba mais no site do Festival: https://www.chorandosemparar.com.br.

Duas edições em 2023

Tradicionalmente realizado na primeira quinzena de dezembro, o ChorandoSemParar teve sua última versão presencial em 2019. Devido às restrições causadas pela pandemia, a 17ª. edição do Festival, que aconteceria em 2020, acabou sendo adiada para fevereiro de 2021 e realizada em versão digital com transmissão ao vivo. Todo o conteúdo das 12 horas de programação do domingo de encerramento e também as atividades formativas, realizadas conjuntamente com o Sesc São Carlos, estão disponíveis no canal do “Festival Chorando Sem Parar”, no YouTube.

A 18ª edição, estava prevista para marcar, em 2022, a volta presencial do ChorandoSemParar em dezembro, mês em que o Festival tradicionalmente ocorre. Porém, devido à coincidência de datas com as da Copa do Mundo, foi adiado para março deste ano. E por essa razão ficaram então programadas duas edições para este ano: a de 2022 e a de 2023.

A primeira, a 18ª edição agora em março, ainda que mais curta, será muito significativa pelo reencontro do público com o Festival. Já a 19ª edição voltará ao tradicional calendário do Festival, na primeira quinzena de dezembro, em comemoração ao centenário de nascimento de Waldir Azevedo (1923-1980), músico e compositor brasileiro, mestre do cavaquinho e autor dos Choros “Brasileirinho”, “Delicado” e “Pedacinhos do Céu”, entre tantos outros.