Três atividades gratuitas realizadas em São Carlos comemoram o Black History Month, o mês da consciência afro-americana celebrado em fevereiro nos Estados Unidos. A programação é uma realização do Centro Binacional CICBEU e do Projeto Soul Jazz, com apoio da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil e do Instituto Mário de Andrade (IMA) / Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos.

Yúri Marmorato, diretor do CICBEU, explicou que as atividades em comemoração ao Black History Month em São Carlos acontecem pela parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, por meio do programa American Space, que tem como uma de suas missões o fomento de atividades culturais como meio de promoção do diálogo e respeito intercultural. “O CICBEU é um Centro Binacional certificado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e desenvolve diversas ações voltadas à população de São Carlos, sempre em consonância com os objetivos da Missão Diplomática dos EUA. A redução das desigualdades, a inclusão social, o empoderamento feminino, as questões ambientais e a discussão de temas relativos ao combate ao racismo são alguns dos assuntos trabalhados pelo programa e, por isso, a importância de trazer para a cidade essa temática do Black History Month”.

EXPOSIÇÃO

A exposição fotográfica do artista de São Carlos, Casimiro “Lumbandanga” da Silva, abriu a programação. Intitulada “Faces”, a exposição pode ser visitada até 11 de março, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30 e aos sábados, das 8h às 12h, no CICBEU Idiomas (Rua Padre Teixeira, 1582, São Carlos).

Há anos militante na luta pela igualdade racial, Casimiro é responsável pelo projeto de cultura afro Soul Jazz.  As fotos da exposição “Faces” são frutos de sua viagem para Angola, em abril de 2013, na qual busca relatar a íntima relação entre suas raízes africanas e o imaginário de uma população marcada pela história de guerrilhas e sofrimentos.  Em busca de sua ancestralidade, na Aldeia de Mana Kulele, o artista foi batizado com o nome “Lumbandanga”, que representa uma serra que perfaz as curvas do rio Kulele e Kucaim no município do Bailundo, província de Huambo, situada na zona centro sul de Angola.

REALIDADE VIRTUAL

Duas outras atividades acontecem na última semana de fevereiro e começo de março, também no CICBEU. De 27 de fevereiro a 3 de março, das 19h às 20h, mediante inscrições pelo site bhm2023.cicbeu.com.br, serão oferecidas sessões de experiência imersiva de realidade virtual em celebração a Martin Luther King. 

“MLK: Now Is The Time” é um novo projeto da TIME Studios, lançado em janeiro de 2023, que permite aos usuários explorar, sessenta anos depois, a relevância e o poder do discurso “I Have Dream” de Martin Luther King, por meio da realidade virtual. A experiência detalha alguns dos temas de King, como a causa de habitação, violência policial e direito ao voto, mostrando como as mesmas injustiças ainda oprimem o povo preto da América. Usando óculos de realidade virtual, a experiência tem 20 minutos de duração e é apresentada em inglês (sem legenda). 

Já no dia 28 de fevereiro, às 19h, acontece a exibição gratuita do filme Harriet – O Caminho para a Liberdade, mediante inscrições pelo site bhm2023.cicbeu.com.br. Harriet é um drama biográfico estadunidense, dirigido por Kasi Lemmons, que escreveu o roteiro com Gregory Allen Howard. O filme conta a história de Harriet Tubman, uma escrava que se tornou abolicionista. O filme é estrelado por Cynthia Erivo como Tubman, com Leslie Odom Jr., Joe Alwyn, Jennifer Nettles e Janelle Monáe em papéis coadjuvantes.

SERVIÇO

Black History Month em São Carlos

Programação gratuita no CICBEU Idiomas (Rua Padre Teixeira, 1582, São Carlos)

– Exposição fotográfica “Faces” por Casimiro “Lumbandanga” da Silva

Até 11 de março

Visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30 e aos sábados, das 8h às 12h

– “MLK: Now Is The Time”: Experiência imersiva de realidade virtual em celebração a Martin Luther King

De 27 de fevereiro a 3 de março, das 19h às 20h

Atividade com 20 minutos de duração em inglês (sem legenda)

Inscrições pelo site bhm2023.cicbeu.com.br

– Exibição do filme Harriet – O Caminho para a Liberdade

Dia 28 de fevereiro, às 19h

Inscrições pelo site bhm2023.cicbeu.com.br

Realização: Centro Binacional CICBEU e Projeto Soul Jazz

Apoio: Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do programa American Spaces e

Instituto Mário de Andrade (IMA) / Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos

FOTO: Exposição fotográfica “Faces”, do artista Casimiro “Lumbandanga” da Silva, abriu a programação Black History Month em São Carlos. Visitação até 11 de março, no CICBEU (Rua Padre Teixeira, 1582, São Carlos)