Em pouco mais de um ano atuando no meio artístico nacional, a atriz e apresentadora são-carlense Luísa Locher tem se revelado.

Seu mais importante e recente trabalho foi como diretora de conteúdo do principal evento de webséries do mundo, o Rio Webfest. “O Rio Webfest é o mais importante festival de web séries e web conteúdo do mundo e pioneiro no Brasil! É incrível pensar que em tão pouco tempo eu já tenha tido a experiência de ser responsável pela parte digital desse grandioso evento, sou apresentadora dos painéis nacionais e internacionais dos criadores deste festival desde 2021”, conta com entusiasmo.

O Rio Webfest transformou o Rio de Janeiro na capital mundial das webséries. O festival, destinado a conteúdo audiovisual e realizado na Cidade das Artes, dá espaço e prêmios aos criadores nacionais e internacionais, que possuem materiais criativos e de qualidade para a plataforma web (como web séries, videoclipes, videodança e vídeos publicitários). O objetivo é fomentar a produção de novos cineastas, consolidar carreiras e viabilizar chances reais de vendas desses produtos (Saiba mais: https://riowebfest.net/pt-br/)

Além do trabalho no Rio Webfest, Luísa Locher apresentou junto com Prit Soares o programa Cafofo do Zé, nos intervalos das programações do Rio Webmercado. “Tanto no Rio Webfest quanto no Rio Webmercado dialoguei com empresários do Brasil inteiro e personalidades do mundo todo. Toda essa experiência tem sido maravilhosa e me remete muito à base familiar e cultural que vivi na minha cidade natal, São Carlos”, conta.

Atriz e modelo formada em atuação e direção metódica por Thiago Carvalho, Tristan Aronovich e Tamara Cohen, com os métodos de Stanislavsk, Stella Adler, Meisner e Checkov, também participou de diversos cursos livres e workshops nacionais e internacionais, como Stella Adler Studio of Acting com Jane Fleiss, Checkov On Action com Marjo-Riikka Mäkelä, Enfrentando uma audição com Giulia Nadruz, Rodolfo Schwenger, Vanessa Costa e Igor Miranda e leitura dramatizada com Paula Sandroni.

Foi semifinalista do Realiity Show Just Act Brasil, no time de Daniel Archangelo, fundador do Rio WebFest, junto com Leandro Silva. Festival esse que foi entrevistadora nos painéis Online nacionais e internacionais em 2021 e internacionais em 2022.

Atuou em produções de teatro musical, dança (Jazz), Curtas e, atualmente, é uma das protagonistas da Série Twin Moons, interpretando Belatriz (em produção) e integra a equipe da produtora Otzi Group desde 2023.

O berço são-carlense

Nascida em uma família de artistas, com atores, cantores, jornalistas, Luísa é filha de Hanna Locher e do artista plástico e chef de cozinha, Ricardo Lobo. Nasceu e cresceu em São Carlos, de onde saiu para morar e trabalhar em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Minha família sempre apreciou e me inseriu no mundo cultural. Meus pais tiveram grande influência. Quando falei que queria seguir a carreira artística, ser atriz e cineasta, eles me apoiaram e me ajudaram muito a tornar isso possível. A Educativa, escola na qual estudei durante 8 anos, também teve grande importância nesse trajeto, foi onde tive meu primeiro contato não só atuando no Teatro Musical com os professores Alexandre Rodrigues, Thais Teixeira e Grazielli Cerroni, mas também com as saídas culturais proporcionadas pela escola. Sou muito grata”.

Das lembranças da infância em São Carlos, regada a apresentações teatrais, musicais e artísticas, Luísa traz os eventos realizados pelo Projeto Contribuinte da Cultura, muitos deles no Centro Cultural e restaurante de seus pais, o Espaço Sete. “Tenho um carinho enorme e admiração pelo Projeto Contribuinte da Cultura, que é um dos maiores portais da cultura de São Carlos e região. Eu cresci participando do Projeto e continuo acompanhando o trabalho. Agora, como artista, quero participar ainda mais das atividades e ações culturais da minha cidade”, adianta.

Para Fátima Camargo, Presidente do Instituto Mário de Andrade (IMA) atual gestor do Projeto Contribuinte da Cultura, vale muito a pena conhecer e prestar atenção nessa trajetória que se inicia e que tanto promete. “Quando pensamos em Luísa Locher como uma das pautas para nossas publicações, fomos motivados por sua personalidade carismática, talento, determinação, vocação, comprometimento e muitas outras qualidades que dificilmente encontram-se reunidas em uma única pessoa. Ainda tão jovem, sua atitude profissional revela maturidade e suas interpretações nos mostram uma verdadeira atriz. É um orgulho para São Carlos ser a cidade de Luísa Locher, assim como também se orgulha o Projeto Contribuinte da Cultura ao ser mencionado por ela como uma das referências que motivaram seu interesse pela arte e pela cultura, desde a infância. Expresso aqui o nosso desejo de toda a sorte, tão merecida por você, Luísa!”.