Realizada em São Carlos pelo Projeto Contribuinte da Cultura e pelo Instituto Mário de Andrade (IMA), em parceria com  a Prefeitura Municipal de São Carlos, com a USP São Carlos por meio do GCACEx e com o apoio da EPTV, Casale Equipamentos e Rádio UFSCar, a 19ª. edição do Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar aconteceu de 11 a 17 de dezembro de 2023 e teve como tema central a celebração do centenário de nascimento do compositor e instrumentista Waldir Azevedo (1923-1980). Após três anos sendo realizado virtualmente e em outros espaços, essa edição marcou a volta das apresentações na Praça “Dr. Christiano Altenfelder Silva”, a Praça XV, e durante uma semana o Festival reuniu, gratuitamente, milhares de pessoas e atingiu cerca de 400 crianças em atividades formativas nas escolas.

A abertura do 19º. ChorandoSemParar aconteceu no dia 11 de dezembro, no Teatro Municipal de São Carlos, e durante toda a semana (12 a 15/12), foram realizadas atividades formativas e de arte-educação em escolas públicas da cidade, inspiradas na temática da edição. No fim de semana, as apresentações aconteceram na Praça XV, com as 12 horas ininterruptas de apresentações musicais no domingo (17), formato que inspirou o nome do Festival. As atrações encantaram o público que lotou a Praça XV durante todo dia: Orquestra Experimental da UFSCar, Armandinho Macedo e convidados, Messias Britto e convidados, Big Band do Projeto Guri, Duo Grego, Everton Pera Quarteto, Brazulê, Alexandre Ribeiro, Roberta Valente, Cléber Silveira, Zé Barbeiro, Big Boom Orchestra, Fábio Peron Trio, Oito Baixos, Enrique Menezes, Henrique Araújo, Um sou Eu, a violinista e rabequeira Wanessa Dourado com o grupo  Fios de Choro e Em volta da Fogueira, entre outros.

Toda a programação do 19º. ChorandoSemParar homenageou o centenário de nascimento de Waldir Azevedo (1923-1980), compositor e instrumentista, autor de obras como “Brasileirinho”, com menção especial ao também centenário de Osmar Álvares de Macedo (1923-1997), que criou, com seu parceiro Dodô, o Trio Elétrico da Bahia, e teve como convidado homenageado o guitarrista e bandolinista Armandinho Macedo, filho de Osmar e o jovem instrumentista e cavaquinista baiano, também homenageado, Messias Britto, destacado pela crítica especializada como um dos maiores talentos da música instrumental da atualidade.

Durante quase duas décadas, o Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar se consolidou como um dos principais espaços de divulgação da música instrumental brasileira, se destacando pela qualidade técnica e artística do elenco de reconhecimento internacional e pela qualidade musical dos instrumentistas da cidade e região, que juntos tornam o encontro um evento de grande projeção e prestígio junto ao público, à mídia e à crítica especializada.

FECHAMENTO DE CONTAS – Segundo Fátima Camargo, presidente do IMA / Projeto Contribuinte da Cultura, para celebrar em grande estilo a 20ª. edição do Festival, que ocorrerá em dezembro de 2024, o público pode se preparar para uma edição histórica. “O ChorandoSemParar é um meio de acesso não só à música, mas também ao contexto histórico, social e artístico de diferentes épocas e países e às influências de diferentes culturas em nosso país. Já estamos preparando a edição de 2024, enquanto ainda fechamos a edição 2023.  A realização do 19º. ChorandoSemParar foi uma vitória incrível diante das muitas adversidades enfrentadas e exigiu um forte empenho de toda a comunidade e, principalmente, da Prefeitura Municipal que subsidiou grande parte das despesas, mas ainda precisamos de apoio para fechar as contas de 2023 e partir para a tão especial comemoração do ChorandoSemParar 20 anos. Por isso, estamos fazendo um chamamento público pedindo doações, uma força-tarefa de fechamento de contas da 19ª edição por meio do financiamento coletivo “Vakinha” e contamos com a participação e ajuda de todos, compartilhando esse chamamento e doando qualquer valor pelo Pix [email protected]”.

A prestação de contas do 19º. ChorandoSemParar 2023 será realizada online em tempo real no dia 27 de março, às 19h30, pelas redes sociais do Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura. @contribuintedacultura (Instagram) e Projeto Contribuinte da Cultura (Facebook).